Notícia

Clubhouse: dados de mais de 1 milhão de usuários podem ter sido vazados

13/04/2021


Clubhouse: dados de mais de 1 milhão de usuários podem ter sido vazados

O vazamento de dados de usuários de redes sociais está se tornando um problema recorrente. Neste domingo (11), o site de notícias e pesquisas sobre segurança cibernética Cyber News, publicou uma matéria informando que dados de mais de 1,3 milhão de usuários do Clubhouse vazaram online em uma base dados SQL.

Entre os dados vazados estão os IDs, nomes e nomes de usuários dos indivíduos, bem como os perfis no Twitter e no Instagram de cada um dos atingidos. 

Contudo, o site Cyber News destacou que nenhuma informação sensível — como números de cartão de crédito — estavam entre os itens vazados, mas que a "informação que caiu na rede poderia ser utilizada em tentativas de phishing para fazer com que os usuários abrissem mão de mais dados pessoais". 

O Cyber News foi o mesmo site a anunciar pela primeira vez que dados coletados de cerca de 500 milhões de perfis de usuários do LinkedIn foram colocados à venda em um site popular entre os hackers. A informação foi confirmada pela rede de relações profissionais na quinta-feira (8).

A rede social, Clubhouse, ao ser questionada do vazamento afirmou, em seu perfil no Twitter, que os dados não foram vazados, mas que "são todas as informações de perfil público de nosso aplicativo, que qualquer pessoa pode acessar por meio do app ou de nossa API". 

O que fazer se dados forem vazados?

De acordo com especialistas em cibersegurança, se o usuário suspeita que seus dados estavam entre a base SQL encontrada pelo Cyber News ou em qualquer outro vazamento de redes sociais, é possível tomar algumas atitudes:

  • Preste atenção em mensagens ou pedidos de amizades de estranhos
  • Considere a utilização de um gerenciador para criar senhas mais fortes e guardá-las de forma mais segura
  • Permita a autenticação de dois fatores em todos os seus perfis e contas online
  • Tome cuidado com e-mails e mensagens de texto ou em aplicativos como o WhatsApp. Evite clicar em conteúdos suspeitos ou responder alguém que você não conhece.

Fonte: Portal www.contabeis.com.br


Voltar




Conheça

Nossos Clientes